Boiúna.doc

O aluno Maurélio Toscano Carvalho ficou responsável pela Oficina de Produção de Documentários em Vídeo Digital, auxiliado na missão pelo aluno Adriano Venâncio Andrade. O foco da oficina foi a realização de um documentário de aproximadamente 20 minutos, que contasse um pouco da história de constituição do município de Boa Vista do Ramos, destacando seus aspectos culturais – notadamente, as lendas que habitam o imaginário coletivo da localidade (como a Mariquinha, o Calças Molhadas e o Pretinho da Boiúna). Desta forma, chegou-se ao título do filme: “Boiúna” (que significa Cobra Grande, mito amazonense encontrado em toda a região da selva). Boiúna era o nome pelo qual Boa Vista do Ramos era conhecida antes de ser emancipada de Maués, há mais ou menos 30 anos atrás. Muitos dos antigos ainda costumam chamar o lugar por esse nome, e é famoso o dito popular de que “quem bebe da água da Boiúna sempre volta”. Foram entrevistados mais de uma dezena de moradores, dentre eles, Alan Henrique Teixeira, que foi o grande responsável pela pesquisa de campo e gravou boa parte das cenas.




O grupo reuniu um total de 15 horas de material gravado, que agora será decupado e editado em Goiânia, com previsão de lançamento para novembro de 2011. O filme deverá concentrar-se no elo existente entre os mitos e a natureza, revelando como o esquecimento de tais lendas pode estar relacionado à degradação da área da nascente da Boiúna, e deverá adotar como estratégia de abordagem a animação dos trechos que reconstituem a origem e a vida desses seres imaginários, que surgem da água para assombrar os moradores do município.

Para a realização do documentário "Boiúna", contamos com o apoio do Centro Cultural C.A.R.A. Vídeo e da Fora da Lei - Rádio, TV e Cinema, de Goiânia, que nos cederam as handycams utilizadas na captação das imagens.

Veja mais fotos desta atividade: